Saiba mais sobre
Traqueostomia(próteses traqueais)
A traqueostomia é uma cirurgia na qual se realiza a comunicação entre a traqueia e a pele, na região do pescoço.
Assim, mantém-se a respiração do paciente através de uma cânula; a cânula de traqueostomia.
Tire suas Dúvidas
Contact Us
Quando é indicada?
As principais indicações para a Traqueostomia são:
- Intubação orotraqueal prolongada (7 - 10 dias);
- Obstrução de Vias Aéreas por doenças benignas ou malignas;
- Déficit neurológico grave com aspiração pulmonar crônica;
- Doenças neuromusculares progressivas.
Tipos de Cânulas de Traqueostomia
Diversos modelos de cânulas de traqueostomia estão disponíveis no mercado. Apesar de parecidas, algumas particularidades fazem toda a diferença. Podemos dividir o tipo de dispositivo de acordo com as características principais de uso.
Como funciona a Traqueostomia?
O paciente passa a respirar através da cânula de traqueostomia, e não mais através das narinas. Assim, pode ser difícil sentir cheiros ou falar enquanto a cânula estiver na posição.
A cânula de traqueostomia tem diversos benefícios quando bem indicada e, na maioria das vezes, é um tratamento temporário.
Entre em Contato
Agende via WhatsApp
Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi
São Paulo, SP
Cuidados Pré-Operatórios
A traqueostomia é um procedimento que provavelmente salvará a vida do paciente na fase mais grave da doença. Todavia, é motivo de muitos questionamentos após.
É possível que ocorra dificuldade na fala e na deglutição após a confecção da traqueostomia. Além disso, boa parte das pessoas têm vergonha do dispositivo traqueal, por conta da questão estética e do manejo das secreções traqueais.
Por isso, é importante explicar o procedimento de forma clara ao paciente e aos familiares. Isto é especialmente importante quando se realiza traqueostomia em crianças. A vida da criança e dos pais mudará bastante depois do procedimento e é importante que os cuidadores estejam familiarizados com a traqueostomia e como cuidar dela.
Cuidados Pós-Operatórios
A cânula de traqueostomia bem cuidada terá poucos problemas e o paciente pode ter uma vida praticamente normal. No entanto, a cânula precisa ser trocada de forma rotineira, pois há desgaste do material da cânula. Orientamos a troca do dispositivo a cada 3 meses.