Saiba mais sobre
Simpatectomia e Hiperidrose
Trata-se de uma condição com provável causa genética. É caracterizada pelo suor excessivo, particularmente nas mãos (hiperidrose palmar), nos pés (hiperidrose plantar), nas axilas (hiperidrose axilar) e na face e couro cabeludo (hiperidrose craniofacial), sem que haja motivação aparente para que isso ocorra. Incide igualmente em pacientes do sexo masculino e feminino.
Tire suas Dúvidas
Contact Us
Sobre a Simpatectomia e Hiperidrose
Como funciona a simpatectomia torácica?
A simpatectomia torácica não é considerada uma cirurgia complexa. Ela é realizada sob anestesia geral e através de dois cortes de 5mm de cada lado do tórax. Por um dos cortes introduzimos uma câmera e por outro um cautério. Dentro do tórax identificamos a cadeia simpática e a dividimos com o cautério. A altura do corte da cadeia depende de qual o local que desejamos tratar, como as mãos ou as axilas.
O resultado pode ser reparado assim que o paciente acorda da anestesia e, em média, a alta ocorre após 24 horas.
Quando é indicada?
O mais importante antes da indicação cirúrgica é uma avaliação criteriosa pelo especialista nesta área, de preferência com um tratamento clínico inicial e, depois de todos os detalhes do procedimento discutidos com o paciente e com a família, pode então ser indicada a cirurgia.
A principal indicação é para tratar suor excessivo nas mãos, das axilas e da região craniofacial. Ela também pode ser realizada em casos específicos para quem sofre de:
- Rubor facial;
- Síndrome de Raynaud;
- Dores crônicas;
- Fenômenos vasculares isquêmicos dos membros superiores ou inferiores.
Entre em Contato
Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi
São Paulo, SP
Cuidados Pré-Operatórios
O cirurgião deve solicitar uma série de exames pré-operatórios para analisar o estado de saúde do paciente. Entre eles, destacam-se:
- Exame de sangue, para verificar o nível de açúcar e demais taxas sanguíneas importantes, como a coagulação;
- Exame de urina;
- Radiografia de tórax;
- Eletrocardiograma.
Além disso, o paciente deve estar em jejum absoluto de 6 horas e chegar 2 horas antes no local da cirurgia, para que ele receba as orientações iniciais.
Cuidados Pós-Operatórios
A recomendação é ficar, pelo menos, de 2 a 4 dias sem esforço físico importante. Após esse período, as atividades habituais, como dirigir e trabalhar, podem ser retomadas gradativamente.
Atividades físicas intensas apenas podem ser realizadas a partir do 15º dia após a cirurgia.