A timectomia é o nome dado ao procedimento cirúrgico para retirada do timo, órgão linfóide localizado atrás do osso esterno e à frente do coração, responsável pela produção dos glóbulos brancos e células do sistema imunológico que combatem as infecções do corpo .
Durante os primeiros anos de vida o timo é bastante ativo e, ao longo da vida, começa a involuir, sendo substituído por tecido gorduroso.
Obrigado pela mensagem!
Entraremos em contato em breve.
Ops! Parece que houve um erro!
Tente novamente mais tarde.
A timectomia pode ser indicada para tratar os tumores do mediastino e miastenia gravis. Esta última, é uma doença autoimune caracterizada por fraqueza muscular. E, dentre os tumores do mediastino, o timoma, que é o tumor primário do timo, é um dos frequentes a receber este tipo de tratamento.
Na timectomia, ocorre a ressecção do timo e da gordura mediastinal, sendo a extensão do procedimento responsável pelo sucesso da própria cirurgia.
Quando a cirurgia é realizada de maneira minimamente invasiva, o paciente permanece de 1 a 2 dias com um dreno torácico. Caso ele não apresente complicações depois desse período, a alta já pode ser receitada.
No entanto, na cirurgia de tumores maiores, normalmente baseadas na esternotomia (incisão cirúrgica que é realizada sobre o esterno), o tempo de internação pode ser maior e o paciente geralmente é encaminhado à UTI após o procedimento.
Dependendo da condição da pessoa, algumas complicações da doença podem aparecer, como dor torácica, pneumonia, sangramento e até infecções. Nesse sentido, os cuidados pré e pós operatórios são importantes para o sucesso da cirurgia.
Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi
São Paulo, SP
O pré-operatório inclui exames de sangue, testes da função tireoidiana, imunológica e cardiológica. Se o estado clínico do paciente for mais delicado, outros exames podem ser solicitados.
O tempo de recuperação da timectomia pode levar de uma semana até três meses. É indicado bastante repouso e, conforme a evolução do paciente, atividades físicas leves, sempre mediante à orientação do fisioterapeuta.
Qual é o maior objetivo da timectomia para pacientes com miastenia gravis?
O maior objetivo é o controle das crises e a redução da medicação, alguns pacientes podem ter o benefício maior de entrar em remissão, que é a condição de estabilidade mesmo sem uso de nenhuma medicação.
Esta resposta não é definitiva, deve ser avaliada caso a caso através da discussão entre paciente e cirurgião, todavia, existe clara tendência das técnicas minimamentes invasivas, videotoracoscopia e, ganhando muita força, cirurgia robótica.
Logo após a cirurgia pode ocorrer o que chamamos de crise miastênica que é a piora transitória dos sintomas, todavia, uma vez tratada essa condição não ocorre piora crônica causada pela operação em relação ao controle da doença.
Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi
São Paulo, SP
Obrigado por entrar em contato. Retornaremos assim que possível
Desculpe, houve um erro ao enviar a mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde