Saiba mais sobre
Pleuroscopia
Uma técnica cirúrgica de investigação diagnóstica que permite visualizar a cavidade pleural, ou seja, o espaço entre as duas pleuras, membranas que revestem os pulmões e a caixa torácica.
A pleuroscopia envolve o uso de um aparelho de vídeo semelhante a um endoscópio.
Tire suas Dúvidas
Contact Us
Como funciona?
Quando é indicada?
Geralmente, ela é realizada para examinar, diagnosticar e tratar causas de acúmulo anormal de líquido na cavidade pleural. Outras indicações comuns são:
- Visualizar anormalidades na pleura;
- Retirar amostra de fluido para avaliar possíveis infecções ou presença de células cancerosas;
- Retirar nódulos pulmonares.
Entre em Contato
Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi
São Paulo, SP
Cuidados Pré-Operatórios
O procedimento é relativamente simples e de baixo risco. Porém, é importante avaliar o estado de saúde do paciente previamente. Questões como doenças cardíacas e renais devem ser investigadas, pois podem prejudicar durante o procedimento e a recuperação.
Cuidados Pós-Operatórios
Após a pleuroscopia, costuma ser inserido um dreno para a retirada do ar e do líquido indevido, facilitando a expansão pulmonar. Quando a situação está normalizada, o tubo é removido e a incisão, fechada.
Assim, após a alta, o paciente deve retornar ao consultório para revisão e remoção do ponto em, aproximadamente, uma semana. Antes disso, é importante evitar grande esforço para que o ponto não rompa e possa ocorrer problemas, como sangramento e dor.