Saiba mais sobre

Traqueostomia
(próteses traqueais)


A traqueostomia é uma cirurgia na qual se realiza a comunicação entre a traqueia e a pele, na região do pescoço. 


Assim, mantém-se a respiração do paciente através de uma cânula; a cânula de traqueostomia.

Tire suas Dúvidas

Preencha o formulário abaixo com suas dúvidas ou ligue para nós!
Agende via WhatsApp

Contact Us

Quando é indicada?

As principais indicações para a Traqueostomia são:

  • Intubação orotraqueal prolongada (7 - 10 dias);
  • Obstrução de Vias Aéreas por doenças benignas ou malignas;
  • Déficit neurológico grave com aspiração pulmonar crônica;
  • Doenças neuromusculares progressivas.

Tipos de Cânulas de Traqueostomia

Diversos modelos de cânulas de traqueostomia estão disponíveis no mercado. Apesar de parecidas, algumas particularidades fazem toda a diferença. Podemos dividir o tipo de dispositivo de acordo com as características principais de uso.

  • 1 – Cânula de uso predominantemente hospitalar (ou em Home Care)

    • Cânula com balonete e sem cânula interna

    É a cânula mais comum e a mais utilizada. É indicada para pacientes em ventilação mecânica (ventilador), que necessitem de outros tipos de auxílio ventilatório, ou que ainda não consigam engolir adequadamente.

    Pode ser descrito como o modelo “básico” das cânula de traqueostomia. Entretanto, não recomendamos alta domiciliar com este tipo de cânula, pois se o paciente não tiver um sistema de home care, pode ocorrer oclusão da cânula por secreção.

    Este tipo de cânula é muito utilizado em crianças e neonatos em hospitais, ou mesmo em home care.


    • Cânula com balonete e com cânula interna

    A cânula interna facilita a higienização do dispositivo, uma vez que pode ser removida, limpa e recolocada. Assim, o risco de obstrução da cânula de traqueostomia por secreções diminui consideravelmente. 


    Este é o modelo de escolha para pacientes que necessitam de cânula com balonete e estão fora do ambiente hospitalar. 

  • 2 – Cânulas de uso predominantemente domiciliar

    • Cânula sem balonete e sem cânula interna

    Este tipo de cânula é utilizado para indivíduos que não necessitam de nenhum suporte ventilatório. Por este motivo, não se utiliza o balonete.


    Utiliza-se bastante este tipo de dispositivo quando se pretende iniciar o processo de retirada da cânula. Algumas crianças também podem utilizar este tipo de material, em situações especiais.

     

    • Cânulas sem balonete e com cânula interna

    Muito utilizadas por adultos que necessitam de traqueostomia e estão fora do ambiente domiciliar. A cânula interna facilita a limpeza e evita problemas com secreções. O paciente não deve necessitar de suporte ventilatório.


    Muitos pacientes com estenose de traqueia e traqueostomia utilizam este tipo de cânula. Ela pode ser de PVC ou de silicone. Nós não recomendamos o uso de cânula metálicas.


    Através da traqueostomia, é possível permitir a ventilação mecânica, liberar a obstrução das vias aéreas e promover a higiene brônquica.

Como funciona a Traqueostomia?

O paciente passa a respirar através da cânula de traqueostomia, e não mais através das narinas. Assim, pode ser difícil sentir cheiros ou falar enquanto a cânula estiver na posição. 


A cânula de traqueostomia tem diversos benefícios quando bem indicada e, na maioria das vezes, é um tratamento temporário. 

Entre em Contato

Agende via WhatsApp
WhatsApp


Telefone
Faça uma Visita

Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi

São Paulo, SP

Cuidados Pré-Operatórios

A traqueostomia é um procedimento que provavelmente salvará a vida do paciente na fase mais grave da doença. Todavia, é motivo de muitos questionamentos após.


É possível que ocorra dificuldade na fala e na deglutição após a confecção da traqueostomia. Além disso, boa parte das pessoas têm vergonha do dispositivo traqueal, por conta da questão estética e do manejo das secreções traqueais. 


Por isso, é importante explicar o procedimento de forma clara ao paciente e aos familiares. Isto é especialmente importante quando se realiza traqueostomia em crianças. A vida da criança e dos pais mudará bastante depois do procedimento e é importante que os cuidadores estejam familiarizados com a traqueostomia e como cuidar dela.

Cuidados Pós-Operatórios

A cânula de traqueostomia bem cuidada terá poucos problemas e o paciente pode ter uma vida praticamente normal. No entanto, a cânula precisa ser trocada de forma rotineira, pois há desgaste do material da cânula. Orientamos a troca do dispositivo a cada 3 meses.

Principais Dúvidas


  • Posso falar com uma cânula de Traqueostomia?

    A cânula de traqueostomia pode prejudicar ou mesmo impedir a fala, a depender do caso. 


    Entretanto, se não houver uma obstrução importante na traqueia, pode-se utilizar uma válvula de fala, isto permite que a voz saia normalmente. Além disso, a válvula de voz tem efeito benéfico na deglutição também. 

  • Meu filho tem traqueostomia e faz trocas em casa. Com frequência cai a saturação e sangra. Isto é normal?

    Não é normal. Em casos selecionados, a troca de cânula até pode ser feita em casa. Mas de modo geral, pode ser arriscado. Principalmente se a criança está em ventilação mecânica. Se há muita dificuldade nas trocas, o ideal é que a traqueostomia seja refeita para que as trocas futuras sejam menos traumáticas.


    Recomendamos que trocas de traqueostomia em crianças sejam feitas no centro cirúrgico. 

  • Ouvi falar que a traqueostomia metálica é ruim. Está errado usar cânula metálica?

    Não está errado. A cânula de traqueostomia metálica cumpre a sua função de forma razoável. Todavia, não recomendamos mais o seu uso. Existem cânulas de traqueostomia no mercado que fazem a mesma função e são feitas de material muito superior (Silicone ou PVC). Isto dá maior conforto ao paciente, menos dor e lesões na pele. 

Share by: