Saiba mais sobre

Câncer de Pulmão

O câncer de pulmão tem origem nas células que revestem os brônquios e partes do órgão, como bronquíolos e alvéolos. Essas, quando se desenvolvem desordenadamente, provocam o surgimento de tumores que podem se disseminar em outras partes do corpo.

Dentre as principais causas da progressão  da doença, o tabagismo é apontado como a principal. Vale lembrar que o fumante passivo, aquele que é exposto à fumaça do cigarro, também tem chances de desenvolver a doença.

Contudo, existem alguns outros fatores de risco. São eles:

• Histórico familiar de câncer de pulmão e doenças pulmonares em geral, como a tuberculose;
  • Idade, pois as maiores taxas desse tipo de câncer são em idosos;
  • Poluição, exposição ao gás radônio e ao amianto.

O diagnóstico é feito com base em exames clínicos e de imagem, como raio-X de tórax. Em complemento, o médico também pode indicar a tomografia computadorizada, uma biópsia  e, em alguns casos, a broncoscopia (endoscopia respiratória).

Tire suas Dúvidas

Preencha o formulário abaixo com suas dúvidas ou ligue para nós!
Agende via WhatsApp

Sintomas e Tratamentos

• Sintomas

Os principais sintomas do câncer de pulmão são  tosse persistente e/ou com sangue,  falta de ar,perda de peso e de apetite. Além disso, dor e pressão no peito, respiração ofegante, fadiga e aparecimento constante de infecções respiratórias também são sinais da doença.

• Tratamentos

O tratamento do câncer de pulmão varia conforme o tipo histológico e o estágio da doença. Dessa forma, pode ser tratado a base de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia.

Caso o câncer esteja em um estágio mais avançado, é recomendável aliar até dois desses métodos para auxiliar na pronta recuperação do paciente.

No casos de pacientes cuja doença se desenvolve apenas no pulmão, sem acometer os linfonodos, o tratamento costuma ser cirúrgico, podendo ou não ter a quimioterapia e/ou radioterapia como auxiliares.

Quando está localizada tanto nos pulmões quanto nos linfonodos, são aplicadas a quimioterapia e a radioterapia, ao mesmo tempo. Nas metástases à distância, o tratamento é realizado apenas com a quimioterapia.

Cirurgia para Câncer de Pulmão

A cirurgia para o tratamento do câncer de pulmão costuma ser indicada até o estágio 3 da doença, sendo realizada junto a outros tratamentos complementares, como quimio e radioterapia.

O procedimento consiste na retirada do tumor e/ou dos linfonodos, sendo um dos tratamentos que proporciona melhores resultados para controle da doença.

A cirurgia para retirada do tumor pode ser feita de três formas:

• Segmentectomia e ressecção em cunha - ocorre quando se retira uma parte pequena do pulmão onde está localizado o tumor. Normalmente é realizada em pacientes com idade e/ou condições clínicas avançadas;
  • Lobectomia - é a retirada do lobo pulmonar onde o tumor está situado. Remove todo o tecido de uma forma mais anatômica;
  • Pneumectomia - retirada de um pulmão inteiro.

Porém, para que cirurgia seja um sucesso, também é necessário atenção aos cuidados pré e pós-operatórios:

Entre em Contato

Agende via WhatsApp

Faça uma Visita

Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi

São Paulo, SP

Cuidados Pré-Operatórios

A indicações pré-operatórias para a cirurgia de câncer de pulmão costumam ser:

• Parar de fumar  por pelo menos um mês antes da cirurgia;
  • Fazer exercícios físicos, desde que recomendados pelo cirurgião;
  • Parar de tomar remédios que afinam o sangue, como a aspirina.

Cuidados Pós-Operatórios

O tempo de internação após a cirurgia pode variar. Geralmente, é em torno de 5 a 10 dias. Dentre as principais recomendações, está a prática de exercícios leves, orientados por um fisioterapeuta.

Embora o procedimento exija repouso, é essencial movimentar-se, uma vez que isso ajuda na circulação, além de evitar a formação de coágulos sanguíneos.

Principais Dúvidas

• Qual a melhor técnica para se operar o câncer de pulmão?

Atualmente existe a preferência pelas  técnicas minimamente invasivas, videotoracoscopia e, ganhando muita força, a cirurgia robótica, que acreditamos deve se impor como a principal técnica. Todavia, esta resposta não é definitiva, e a melhor  técnica deve ser avaliada caso a caso através da discussão entre o paciente e o cirurgião.

• Sempre é preciso realizar quimioterapia após a cirurgia?

Nem sempre, isso depende da fase (estágio) em que o tumor se encontra, nos casos mais precoces somente a cirurgia já pode resultar em cura.

• E se eu não quiser operar?

A decisão final do tratamento sempre é do paciente, todavia, é importante saber que nos chamados estágios iniciais a cirurgia é a modalidade de tratamento com maior chance de cura e a ausência dela acaba por impossibilitar a cura.