Saiba mais sobre

Pneumotórax

O pneumotórax é uma doença caracterizada pelo aparecimento de ar entre o pulmão e a pleura parietal. Esta, por sua vez, trata-se de uma membrana fina e transparente, que reveste a parede interna do tórax.

A condição causa diversas dificuldades respiratórias devido à compressão do pulmão e ao aumento da pressão da cavidade torácica. Além disso, o pneumotórax também pode acarretar problemas no funcionamento do coração.

O diagnóstico costuma ser realizado através de radiografias do tórax,  histórico clínico e exames físicos. Contudo, também podem ser solicitados outros exames complementares, como a tomografia computadorizada ou a ultrassonografia.

Existem quatro tipos de pneumotórax, classificados como:

Tire suas Dúvidas

Preencha o formulário abaixo com suas dúvidas ou ligue para nós!

Agende via WhatsApp

Tipos de Pneumotórax

• 1. Pneumotórax primário ou espontâneo

Acomete pessoas sem qualquer histórico de doenças pulmonares, não tendo uma causa aparente. No pneumotórax primário ou espontâneo, ocorre uma ruptura de uma pequena área delimitada no pulmão, sendo o tipo mais comum em homens fumantes, altos e com menos de 40 anos. Geralmente, a recuperação é rápida, mas há chances de reincidência em  aproximadamente 50% dos pacientes.

• 2. Pneumotórax espontâneo secundário

É  causado por outras doenças, sendo elas pulmonares ou não. As principais são:

• Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC, sendo mais comum em idosos;
    • Fibrose Cística;
    • Asma;
    • Histiocitose pulmonar de células de Langerhans;
    • Sarcoidose;
    • Abscesso pulmonar;
    • Pneumonia;
    • Infecções pulmonares em geral;
    • Artrite reumatoide;
    • Esclerose sistêmica.

O pneumotórax secundário costuma ser mais comum em homens e fumantes em geral, tendo uma taxa de reincidência semelhante ao pneumotórax primário.

• 3. Pneumotórax traumático

Tem como causas principais possíveis traumas na região do tórax, como fraturas e/ou cortes profundos. Também pode acometer pessoas que realizam a atividade de mergulho.

• 4. Pneumotórax hipertensivo

Tipo mais grave de pneumotórax, podendo gerar um aumento da frequência cardíaca, cianose e hipotensão arterial. Nessa variação da condição, o ar, após passar para o espaço pleural, não consegue retornar ao pulmão, causando intensa pressão na área. O quadro de pneumotórax hipertensivo é considerado extremamente perigoso e requer cuidados imediatos ao paciente.

Sintomas

O principal sintoma do pneumotórax é uma dor intensa na região do tórax, repentina, de início agudo e que piora ao respirar, resultando em falta de ar.

Entre outros sintomas,  estão:

• Tosse;
  • Respiração rápida;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Pele azulada.

Entre em Contato

Agende via WhatsApp

Faça uma Visita

Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi

São Paulo, SP

Tratamentos

O tratamento do pneumotórax pode variar, conforme a intensidade dos sintomas, repercussão clínica e possíveis comorbidades do paciente. A prescrição médica pode incluir repouso, observação, oxigenoterapia, suplementação, aspiração simples e até mesmo cirurgia, dependendo do caso.

Cirurgia

A cirurgia é indicada nos casos mais frequentes de reincidência, pneumotórax bilateral e em quadros não solucionados com drenagem torácica. O procedimento pode ser feito tanto por por videotracoscopia ou por via aberta, com anestesia geral.

Principais Dúvidas

• O Pneumotórax espontâneo ocorre mais em pacientes durante uma atividade física ou em repouso?

A grande maioria dos pneumotórax espontâneos ocorre em pacientes em repouso, ocasionalmente durante exercícios, mas não temos a relação de causa e efeito relatados por estes pacientes.

• Quando temos que indicar uma drenagem torácica nestes pacientes, qual a porcentagem da cavidade pleural comprometida que nos indica ou não esta necessidade?

Em quase todos os livros de cirurgia torácica, encontramos a porcentagem de 30% de comprometimento da cavidade pleural como um índice de indicação para a drenagem pleural, mas sempre isto é um fator relativo, a principal indicação seria baseada nos sintomas clínicos dos pacientes e das condições basais da capacidade pulmonar prévia à ocorrência do pneumotórax. Do pneumotórax secundários ao trauma torácico, na grande maioria deles, a drenagem torácica está indicada pela possibilidade de progressão e piora dos sintomas clínicos.

• Durante as crises de “asma” é frequente a ocorrência de pneumotórax?

Não é frequente a ocorrência de pneumotórax nestas ocasiões, o que pode ocorrer é o que chamamos de pneumomediastino, de caráter também leve caracterizado pela presença de ar no espaço anatômico entre os dois pulmões, que chamamos de mediastino. Devido ao  mecanismo diferente dos pneumotórax, que estão dentro do espaço pleural,  podemos ter uma dor na região cervical, secundário a presença de bolhas gasosas entre as camadas de gordura do mediastino e do pescoço. A grande maioria regride com o tratamento das crises e com a reabsorção do ar que extravasou para estas regiões.