Saiba mais sobre

Bronquiectasia


A bronquiectasia é uma doença crônica, que causa uma dilatação irreversível dos brônquios. Ela ocorre devido a lesões repetidas e graves na parede brônquica e no pulmão, o que dificulta a passagem do muco. 


Dentre as causas mais comuns estão as infecções respiratórias frequentes, que ocorrem em pessoas que possuem problemas nos pulmões ou no sistema imunológico. 


Além disso, problemas como a fibrose cística, enfisema pulmonar, síndrome dos cílios imóveis, imunodeficiências e doenças autoimunes são fatores que também favorecem o surgimento da bronquiectasia. 


Além disso, a inalação de substâncias tóxicas, como a fumaça do cigarro, também contribui para o aparecimento da doença. 


A bronquiectasia pode ser classificadas em dois tipos: 

  • Localizada, devido a pneumonia de repetição ou outros problemas respiratórios, que normalmente surgem durante a infância;
  • Difusa, relacionada a baixa atividade do sistema imunológico.


O diagnóstico costuma ser feito por meio de exames de imagem, como radiografia e tomografia e também por testes de respiração.

Tire suas Dúvidas

Preencha o formulário abaixo com suas dúvidas ou ligue para nós!
Agende via WhatsApp

Contact Us

Sintomas

Os principais sintomas da bronquiectasia começam a aparecer assim que os brônquios ficam dilatados. Dessa forma, a falta de ar e a tosse persistente, geralmente com catarro, são os primeiros a se manifestar.


Depois, pode surgir a tosse com sangue, seguida de dor no peito, dificuldade para respirar, mal estar em geral, cansaço excessivo, perda de apetite e mal hálito. Episódios de febre também podem ocorrer. 


A pessoa com bronquiectasia pode apresentar momentos de exacerbação da doença, como tosse mais grave e produção excessiva de catarro. Os sintomas desenvolvem-se de maneira gradual, agravando-se com o passar do tempo.

Tratamentos

O tratamento pode variar de acordo com o grau de evolução da doença. Os principais são:



  • Vacinas e antibióticos, a fim de tratar as doenças que agravam o quadro da bronquiectasia;
  • Drenagem das secreções presentes nas vias aéreas;
  • Uso de broncodilatadores;
  • Oxigenoterapia, nos casos de níveis baixos de oxigênio no sangue;
  • Fisioterapia torácica, que ajuda na drenagem do muco;
  • Embolização, muito usada em casos de tosse com sangue.

Entre em Contato

Agende via WhatsApp
WhatsApp


Telefone
Faça uma Visita

Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi

São Paulo, SP

Cirurgia

Uma das principais indicações de cirurgia para a  bronquiectasia é a expectoração de sangue proveniente do trato respiratório inferior - hemoptise. A outra indicação de cirurgia é para infecções pulmonares recorrentes. Para a indicação da cirurgia o paciente precisa ter uma doença considerada localizada e uma boa reserva cardiopulmonar.

Principais Dúvidas


  • Sempre se retira um pulmão inteiro?

    Sempre se retira um pulmão inteiro?

    Não necessariamente, pode ser um pulmão, um lobo ou mesmo um segmento pulmonar, o importante é ressecar, se possível, toda a doença.

  • O paciente tolera bem a cirurgia e vive bem sem uma parte do pulmão?

    Em geral o paciente fica melhor depois da cirurgia do que antes! Isto porque essa cirurgia para doença infecciosa pulmonar, ao contrário do habitual para câncer de pulmão, retira somente áreas já destruídas e não funcionais do pulmão. 

  • A cirurgia tem um corte muito grande?

    Apesar de alguns casos ainda necessitarem de cirurgia aberta, é cada vez mais comum operarmos por videotoracoscopia ou mesmo por cirurgia robótica, o que gera apenas pequenos cortes.

Share by: