Câncer de Pulmão

No passado, o câncer de pulmão (CP) era o mais comum no sexo masculino, mas sua incidência vem caindo, registrando 15% de todas as malignidades no homem e permanecendo ainda em primeiro lugar em mortalidade, figurando com 32% de todas as mortes causadas por malignidades. Nas mulheres, o CP continua crescendo em sua incidência, somando 13% de todas as malignidades, ocupando também o primeiro lugar entre os mais mortais, somando 25% de todos os óbitos por câncer que acometem o sexo feminino.

Embora um grande número de fatores possa ser apontado como causadores potenciais do CP, o mais importante deles é o uso do tabaco em suas diversas formas, particularmente o hábito de fumar cigarro. Este, provavelmente está envolvido em mais de 80% dos casos, somados os efeitos do fumo ativo e passivo.

A exposição ao asbesto (amianto), principalmente entre os fumantes, apresenta um problema epidemiológico desafiador, uma vez que o tempo é muito longo até o aparecimento dos primeiros sintomas. Além disso, os pacientes podem ser muito pouco sintomáticos no início da doença. A exposição a sílica, composta com o tabagismo, é outro fator importante na incidência do CP. Fatores alimentares e genéticos também têm sido motivos de investigações.

Tipos de Câncer de Pulmão

Quais os sintomas do Câncer de Pulmão?

Exames Radiológicos Importantes

Métodos para se fazer o diagnóstico do Câncer de Pulmão

Estadiamento (Avaliação da Extensão da Doença)

Pacientes Candidatos a Cirurgia de Ressecção de Câncer de Pulmão